segunda-feira, 31 de maio de 2010

PROGRAMAÇÃO - MÊS DE JUNHO/2010

OBSERVE SEMPRE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DO FILME


Data: 01/06
Filmes: Cego Oliveira no Sertão do Seu Olhar e A Pessoa é Para o Que Nasce (23 min e 17 seg)
Cego Oliveira no Sertão do Seu Olhar
Direção: Lucila Meirelles
Duração: 17 min e 0 seg.
Sinopse: Cego Oliveira não era cego mas portador da visão subnormal. Ao registrar o mundo ocorriam-lhe alterações oculares que produziam interferências na sua maneira de olhar. Uma outra visão de mundo. Natural do Juazeiro do Norte, no Ceará, o tocador de rabeca morreu em 1977 com 94 anos.
Classificação indicativa: Livre
A Pessoa é Para o Que Nasce
Direção: Roberto Berliner
Duração: 6 min e 17 seg.
Sinopse: A vertigem da visão. A ausência que provoca excesso. Um filme sobre o compromisso com a sobrevivência, a experiência de vida através da falta. Três irmãs cegas cantam em troca de esmola em Campina Grande, Paraíba. Três irmãs que nada têm além da experiência.
Classificação indicativa: Não possui a Classificação Indicativa do Ministério da Justiça

Data: 08 e 10/06
Filme: A cidade e seus personagens (programa com 06 curtas)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 98 min.
Sinopse: Neste programa de curtas-metragens, a cidade brasileira se faz cenário e personagem. Da ficção ao documentário, assistimos a um desfile de personalidades que, de alguma maneira, marcam de forma indelével nossa cultura urbana. Do famoso profeta carioca Gentileza a um travesti do interior da Paraíba, temos contato com histórias que, quando ficção, nos impressionam por seu realismo e, quando documentário, nos deixam perplexos por sua singularidade. Alguns se tornam lendas urbanas e todos – mesmo o popular trambiqueiro e sua vítima – se destacam pela conduta totalmente fora do esperado. Como mostra um dos filmes, os personagens se veem na corda bamba e, ao desafiarem as leis da “realidade”, exorcizam os sentimentos tácitos e recalcados de nossa alma urbana.
Classificação indicativa: 12 anos.

Data: 15 e 17/06
Filme: Futebol, paixão nacional (programa com 06 curtas)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 108 min.
Sinopse: Neste programa de curtas-metragens, o binômio futebol e cinema é considerado estratégico para a construção de um sentimento de nacionalidade brasileira. Os seis filmes não só focam o futebol como demonstram a enorme contribuição oferecida pelo esporte nacional para a história social, política e econômica do país. Embora diferenciados em seus formatos e linguagens – uns são genuinamente documentários, outros ficcionais – todos tratam de uma questão crucial para o pensamento filosófico popular brasileiro: o futebol é o ópio do povo? Além disso, os filmes apontam para questões exóticas, idiossincráticas e epifenomenais produzidas pelo futebol, pela ótica de quem constrói o cinema brasileiro e tem amor pela pelota.
Classificação indicativa: 12 anos

Data: 22 e 24/06
Filme: Rio de Janeiro: a cidade e o morro (programa com 03 curtas e 01 média metragem)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 93 min.
Sinopse: Os três curtas-metragens deste programa discutem a relação entre a cidade do Rio de Janeiro e a favela ao longo do tempo. O clássico Couro de gato, de Joaquim Pedro de Andrade, mostra com rara delicadeza a relação de meninos do morro em busca de gatos para vender em pontos diversos da cidade nos anos 1960. Rocinha Brasil 1977, de Sérgio Péo, faz um retrato da maior favela da cidade em seus primeiros anos. E Sete Minutos, de Cavi Borges, Júlio Pecly e Paulo Silva, já traz a violência dos dias de hoje em um plano-sequência subjetivo de grande virtuosismo dramático. Completando o programa, o média-metragem Tópicos urbanos, de Ivana Mendes, conta a história da urbanização carioca, com informações preciosas para um debate consistente sobre o tema.
Classificação indicativa: 16 anos

Data: 29/06
Filme: Histórias do Cinema Brasileiro 2 (programa com 04 curtas)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 78 min.
Sinopse: Parte da história do cinema brasileiro está presente nos filmes deste programa. No média-metragem Que filme tu vai fazer?, Denoy de Oliveira registra um momento de perplexidade e resistência. Quando o governo Fernando Collor de Mello fecha a Embrafilme e outros órgãos de regulamentação do cinema brasileiro, o diretor começa a entrevistar cineastas de norte a sul do país. Dessa prospecção resulta um inventário de projetos, sonhos, frustrações e esperança, antes da “retomada” da produção audiovisual a partir de meados dos anos 1990. Kátia Maciel, no documentário A fila, registra a absurda burocracia a que foram submetidos os cineastas brasileiros no início da “retomada”. O trio Henrique Silveira, Luciana Tanure e Marília Rocha, no curta-metragem Duralex, sedlex, documenta as rememorações de Zé Japonês, técnico mineiro em conserto e manutenção de equipamentos cinematográficos. E, na ficção A hora vagabunda, Rafael Conde lança seu olhar sobre as inquietações de uma juventude que aspira ao cinema ao mesmo tempo em que é marginalizada por ele.
Classificação indicativa: 12 anos

OBSERVE SEMPRE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DO FILME

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ECOA - Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes de Sobral abre inscrições para os curso de Sonoplastia e Figurinos e Fantasias

A ECOA
é o espaço das LINGUAGENS,
da PESQUISA e
das TECNOLOGIAS.
Augusto Pontes



A Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes - ECOA, é uma rede horizontal de articulação, disseminação de informações culturais e sociais agregando os mais variados agentes culturais que impulsionem um conjunto de ações entre e intra comunidades.

As atividades de 2010 compreendem cursos de capacitação nas áreas dos ofícios, descobrimento e formação de valores na cadeia da música e artes cênicas. Além de ações complementares abertas a todas as áreas como intercâmbios culturais e produção cultural.



“Completamente voltada à criatividade e à originalidade,
a oficina era o reino do improviso, da inovação,
da flexibilidade e da aversão à banalidade.
Além disso, era o lugar do desafio[...].”
Domenico de Masi



Figurinos e Fantasias
Período: 07 a 14 de maio
Horário:15:00h às 22:00h
Local: ECOA
Vagas: 25
Critérios/público alvo: pessoas com aptidão, alguma experiência
Prof. Dami Cruz
Síntese: Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística (carnaval, cinema, teatro ou vídeo) e o figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino. O curso visa incentivar a criação de Figurino para as Artes Cênicas, através do estudo da História da Arte e Indumentária, ao Design e confecção de figurinos cênicos.

Sonoplastia
Período: 24 a 26 de maio
Horário: 09:00h às 12:00h – 17:00h às 20:00h
Local: Escola de Música
Vagas: 20
Critérios/público alvo: aptidão e interesse na área
Prof. Érico Bayma
Síntese: Destinado a técnicos e interessados em adquirir conhecimentos básicos de natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos, elementos que em teatro precisam ser ilustrados ou aludidos sonoramente. Abordará ainda a gravação e montagem de diálogos e a seleção, a gravação e alinhamento de música com uma função dramatúrgica na ação ou narração.


Inscrições gratuitas - Vagas limitadas

Informações e Inscrições na Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral -
End: Av. Dom José, 881 – centro (Casa da Cultura)
Maiores informações: (88) 3611 2956 – 36112712
E-mail: cultura_sobral@yahoo.com.br


Realização



terça-feira, 11 de maio de 2010

PROGRAMAÇÃO - MÊS DE MAIO/2010

Data: 11 e 13/05
Filme: A Hora da Estrela
Direção: Suzana Amaral
Duração: 96 min e 0 seg.
Sinopse: Macabéa, uma jovem órfa, só no mundo, aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. Macabéa é tão desastrada que o tempo todo ela dói por dentro. Não sabe, como os outros, que esta dor tem de ser dissimulada por baixo das máscaras sociais. Toma aspirinas para ver se passa. Veste então as máscaras, mas não lhe caem bem.
Classificação Indicativa: 14 anos

Data: 18 e 20/05
Filme: Janela da alma
Direção: João Jardim e Walter Carvalho
Duração: 73 min e 0 seg.
Sinopse: A partir da ansiedade daqueles que “pouco” enxergam, o documentário faz um ensaio poético e bem humorado sobre o que é olhar. Depoimentos como o do escritor José Saramago, do músico Hermeto Pascoal, do cineasta Wim Wenders e do fotógrafo cego Bavcar ilustram a dificuldade de ver as coisas como elas são.
Classificação Indicativa: Livre

Data: 25 e 27/05
Filme: Carrego Comigo
Direção: Chico Teixeira
Duração: 63 min e 0 seg.
Sinopse: Um olhar atento e terno sobre o universo dos gêmeos. A partir do cotidiano de treze pares de irmãos idênticos, revela-se um complexo mundo com regras próprias. Famosos ou não, os gêmeos elaboram respostas específicas para questões universais, como a identidade de cada um, uma solidão de outro tipo, a morte como que multiplicada. Entre os personagens estão os cartunistas Chico e Paulo Caruso e as cantoras Pepê e Neném.
Classificação Indicativa: Não possui a Classificação Indicativa do Ministério da Justiça

ENTRADA GRATUITA
Programação sujeita a alteração

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Reinauguração da Sala de Cinema Falb Rangel

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN-CE e a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Cultura e Turismo, reinauguraram, no último dia 06, a Sala de Cinema Falb Rangel, localizada na Casa da Cultura.
Na ocasião também foi feito o lançamento da Ação Cine Mais Cultura no município de Sobral, o que vai possibilitar a exibição de filmes do cinema brasileiro, de vários formatos e épocas.
A partir do dia 11 de maio, a Sala de Cinema Falb Rangel exibirá filmes seguidos de debates, sempre a partir das 19:00h.