sábado, 31 de dezembro de 2011

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PROGRAMAÇÃO - MÊS DE DEZEMBRO/2011


Data: 01/12
Filme: Histórias do Cinema Brasileiro 2 (programa com 04 curtas)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 78 min.
Sinopse: Parte da história do cinema brasileiro está presente nos filmes deste programa. O média-metragem Que filme tu vai fazer? registra um momento de perplexidade e resistência. O documentário A fila, registra a absurda burocracia a que foram submetidos os cineastas brasileiros no início da “retomada”. O curta-metragem Duralex, sedlex documenta as rememorações de Zé Japonês, técnico mineiro em conserto e manutenção de equipamentos cinematográficos. E a ficção A hora vagabunda lança um olhar sobre as inquietações de uma juventude que aspira ao cinema ao mesmo tempo em que é marginalizada por ele.
Classificação indicativa: 12 anos

Data: 06 e 08/12
Filme: Samba e bossa-nova: música do Brasil (programa com 07 curtas)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 78 min.
Sinopse: Os sete documentários reunidos nesta compilação mostram o dia-a-dia, as apresentações, gravações e entrevistas em deliciosos registros dessa grande paixão brasileira. Partindo do samba de Pixinguinha, Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, passando por Martinho da Vila e João Nogueira, com um breque na bossa nova de João Gilberto, avança até a MPB de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Nara Leão e Jards Macalé.
Classificação indicativa: 12 anos.

Data: 13 e 15/12
Filme: Música de invenção (programa com 06 curtas)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 94 min.
Sinopse: Este programa mostra um pouco da inventividade de que a música brasileira é capaz. Tim Maia, Walter Franco, Os Mutantes, Jards Macalé, Moreira da Silva, Arrigo Barnabé e um “quase” anônimo rastafári que dá duro para divulgar seu novo trabalho: todos têm em comum o inconformismo diante de fórmulas prontas. Cada um foi capaz de mostrar que a música popular pode ser repensada das formas mais inusitadas. Nestes documentários e ficções, temos imagens raras, reflexões e depoimentos contundentes. Indispensável para quem pretende expandir seu campo de visão sobre um de nossos maiores tesouros culturais.
Classificação indicativa: 14 anos

Data: 20 e 22/12
Filme: Encontros e desencontros do amor (programa com 07 curtas)
Direção: Vários diretores
Duração: aproximadamente 85 min.
Sinopse: O amor, na visão de realizadores brasileiros de várias gerações, é tratado nestes curtas-metragens em suas variadas formas. São todas manifestações daquilo que chamamos amor, mas que se confundem com desejo, paixão, loucura, amizade, delírio, luxúria, obsessão e até mesmo esperança. Seja como for, o amor está presente nessas histórias com tanto ou mais sentido quanto o próprio existir humano, em sua eterna busca.
Classificação indicativa: 16 anos